Tutoriais

Ferramentas para gerenciamento de referências

Essas ferramentas ajudam a armazenar, a organizar e partilhar referência, podendo citar e referenciar de forma automática:
Zotero (plataforma livre - Dicas no blog Planeta Zotero);
Mendeley (dicas de como utilizar Super 8 e Café com Mendeley em 5 vídeos);
EndNote


Acesso remoto ao Portal CAPES via CAFe




1 - Toda vez que você acessar o Portal de Periódicos na modalidade de acesso identificado (IP registrado na CAPES), aparecerá o nome da sua instituição



2 - Se aparecer "GRATUITO", significa que você não está acessando de um IP cadastrado. Neste caso, procure a Biblioteca da sua instituição para saber quais são os terminais autorizados.



3 -  Se desejar salvar suas pesquisas, deverá ter um cadastro no Portal Capes. A identificação pode ser feita a partir do link MEU ESPAÇO e permite o uso de serviços adicionais como o armazenamento para bases preferidas para pesquisa, periódicos e artigos prediletos, criação de alertas de pesquisa, inscrição em treinamentos e obtenção de certificados, etc.





Tutorial - Acessando nosso Catálogo online
 
Entre no navegador web de qualquer computador e digite o seguinte endereço:  
https://catalogobibliotecas.uff.br/

Neste endereço eletrônico, você encontrará diversos materiais de pesquisa: livros, periódicos, folhetos, cds, dvds, obras raras, material de memória, mapas, fotografias, ou seja, todo material bibliográfico disponível nas Bibliotecas e Centros de Documentação da Universidade. 




1. A Pesquisa Geral recupera o termo digitado em qualquer um dos campos: autor, título ou assunto, de todas as bibliotecas. Clique na lupa para pesquisar.



2 - A Pesquisa por Autoridades recupera os termos (palavras-chave) no Catálogo para atribuição dos assuntos que serão utilizados na Ficha Catalográfica dos Trabalhos Acadêmicos na UFF (TCCs, projetos, monografias, teses, dissertações, artigos etc) de modo a possibilitar a correta recuperação dos trabalhos.



3 - Na Pesquisa Geral basta digitar o texto a ser procurado e clicar na Lupa, e o nosso catálogo online irá listar os itens que possui sobre o assunto, o autor ou o título pesquisado. Após o resultado, poderá refinar sua busca por várias opções como: unidade de informação, tipo de obra, ano de publicação, coleção, autores e assuntos utilizando menu lateral esquerdo. 




4. Ao clicar em um dos resultados da busca utilize o menu lateral esquerdo para verificar os dados do acervo, os exemplares, realizar reservas e dados estatísticos.



5. Clique em Exemplares para saber o status do mesmo. Normal, significa que está disponível para empréstimo, emprestado significa que está com algum usuário e reservado significa que há uma lista de espera de usuários interessados naquele título. 




6. Para localizar o livro no acervo  anote o código que aparece no campo Localização.  Exemplo: 551.9 A327g 2. ed. 2009 ou utilize o QR Code e leve com você as referências deste material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário