segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Navegando em águas profundas

Expedição explora áreas do Atlântico Sul nunca visitadas por pesquisadores. Iniciativa promove a descoberta de rochas continentais e de jardins de corais nas profundezas do oceano
Por: Marina Sequinel

O submersível Shinkai 6.500, utilizado durante a Expedição Iata-Piuna, é um dos poucos equipamentos do mundo capaz de levar até três tripulantes a 6 mil metros abaixo da superfície do oceano. (foto: Divulgação/Diário de Bordo)
 
A Expedição Iata-Piuna, primeira exploração da margem continental brasileira realizada com o auxílio de um submarino tripulado, levou à observação de rochas continentais em uma montanha no fundo do oceano Atlântico, a aproximadamente 1,5 mil km do litoral do país. A novidade permite supor que, em determinado momento da história geológica desse oceano, uma porção de área continental tenha se desprendido e submergido.

Realizada entre os dias 9 e 27 de maio deste ano, o objetivo da expedição era fazer estudos geológicos e biológicos no fundo da Bacia de Santos, na Elevação do Rio Grande e na chamada Dorsal de São Paulo.

A Elevação do Rio Grande é uma estrutura topográfica localizada entre a costa do sul do Brasil e a cordilheira meso-oceânica. A Dorsal de São Paulo, por sua vez, é uma cadeia montanhosa situada na margem continental brasileira, a oeste da Elevação do Rio Grande.

A Expedição Iata-Piuna resultou de uma associação entre o Brasil e o Japão e contou com a participação de pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa do país, como a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina.

 Expediação Iata-Piuna
 Em exploração conjunta da margem continental brasileira, cientistas brasileiros e japoneses descobriram rochas continentais em uma montanha situada no fundo do oceano Atlântico. (foto: Divulgação/Diário de Bordo.)

A origem geológica da estrutura rochosa avistada tem suscitado discussões entre pesquisadores envolvidos no projeto. Segundo o oceanógrafo José Angel Alvarez Perez, coordenador do Grupo de Estudos Pesqueiros da Univali, ainda não é possível afirmar se o material surgiu no período de separação da Pangeia, continente único da Terra há 200 milhões de anos.

“Observamos formações rochosas grandes, mas, infelizmente, não foi possível coletar fragmentos para análise em laboratório”, relata Perez. “Como só avistamos a estrutura, temos apenas evidência de que pode haver um pedaço de continente no fundo do mar”, pondera.

Jardim de corais

Para os mergulhos em águas profundas, os pesquisadores utilizaram o submersível Shinkai 6.500, que pesa 27 toneladas, tem paredes de titânio com 7 cm de espessura para resistir à pressão da água e capacidade para três tripulantes.

O equipamento pode chegar a 6 mil metros abaixo da superfície do oceano, produzir imagens das áreas analisadas e coletar organismos, água, rochas e solo marinho por meio de braços robotizados e outros instrumentos.

Além de conhecer as rochas continentais, essa tecnologia permitiu aos pesquisadores avistar ’jardins de corais‘, uma amostra da biodiversidade marinha na Elevação do Rio Grande. Perez conta que já se suspeitava da existência de uma ampla comunidade de corais na área, mas isso só se confirmou durante a expedição.

“Esses corais de água fria são de grande beleza”, descreve o oceanógrafo da Univali, um dos tripulantes do Shinkai 6.500 na ocasião do mergulho. O ambiente, a cerca de 1,2 mil metros de profundidade, é sustentado pela corrente marinha profunda, que carreia alimento para os corais e para as espécies a eles associadas (peixes, lagostas, caranguejos, esponjas e ouriços-do-mar).
Jardim de corais 
Jardim de corais na Elevação do Rio Grande. (foto:  Divulgação/Diário de Bordo.)

De acordo com o pesquisador, os mergulhos, que começavam de manhã bem cedo, duravam em média oito horas. Todas as amostras coletadas durante essas descidas exploratórias estão agora sendo analisadas em laboratórios. Os resultados devem estar disponíveis no ano que vem.
A experiência dos tripulantes da Expedição Iata-Piuna – expressão que, em tupi-guarani, quer dizer ‘navegando em águas profundas e escuras’ – está registrada em um diário de bordo on-line.

Marina Sequinel
Fonte: Ciência Hoje On-line/ PR


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário