sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Semana Internacional do Acesso Aberto

A Open Access Week (Semana Internacional do Acesso Aberto) acontece entre 19 a 25 de outubro de 2020 e tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto.

“Open with Purpose: Taking Action to Build Structural Equity and Inclusion” é o tema da Semana de Acesso Aberto 2020 anunciado pelo Open Access Week Advisory Committee que lidera a organização do evento, celebrado em todo o mundo por indivíduos, instituições e organizações. 

A semana é marcada por eventos ao redor do mundo e tem o objetivo de disseminar o acesso aberto ao conhecimento. Você confere a programação dos eventos através da página: http://www.openaccessweek.org/

Como pesquisador, como posso depositar artigos publicados em revistas no repositório da minha universidade sem ferir o direito autoral?

– Publicar diretamente em periódicos de acesso aberto (e depositar uma versão pré-prints/pós-print no repositório da sua instituição);

– Publicar em periódicos pagos que permitem depósito em repositórios institucionais.

Você ganha: visibilidade para sua pesquisa.

Sua instituição ganha: preservação da memória/disseminação do conhecimento.

Todo mundo ganha: acesso gratuito à pesquisa paga com recursos públicos.

Para saber se a revista onde você pretende publicar permite o depósito em repositórios institucionais, consulte o banco de dados Sherpa Romeo.

O Sherpa Romeo é um serviço on-line e gratuito que pode ajudar autores e gestores na identificação das modalidades de acesso aberto das publicações científicas, ou seja, é possível identificar se o editor do periódico permite o autoarquivamento em acesso aberto do artigo. Também identifica qual versão do artigo é autorizada, preprint, posprint ou PDF/versão do Editor.

As revistas podem:

  •  não permitir o arquivamento – permitir arquivar o pré-print (versão que não passou pela revisão dos pares);
  • permitir arquivar o pós-print (versão que já passou pela revisão dos pares, mas não foi diagramada) ou uma versão idêntica a que foi publicada – permitir arquivar tanto a versão pré-print quanto a pós-print/publicada.
Exemplo: Environmental Research

Como exemplo, o periódico Environmental Research aceita que seja depositado em repositório institucional, contudo, se faz necessário verificar a versão do artigo.

Caso queira depositar seu trabalho no Repositório Institucional da UFF acesse: https://app.uff.br/riuff/

Dúvidas sobre o RIUFF entre em contato com a Biblioteca pelas mídias sociais ou por bgq.sdc@id.uff.br.

Fonte: 
BIBLIOTECA JOSÉ DE ALENCAR. Semana Internacional do Acesso Aberto 2020. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. Disponível em: https://letras.biblioteca.ufrj.br/semana-internacional-do-acesso-aberto-2020/. Acesso em: 23 out. 2020.

VIDAL, Iara. Práticas de Acesso Aberto no Brasil. 2017. figshare. Presentation. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.5539093.v1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário