sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Homenagem ao Dia dos Pais


O Pai da Geoquímica

Não há consenso entre os diversos autores quanto ao período da história que se pode designar como o início da geoquímica.  Alguns sugerem que os trabalhos de George Bauer (Agrícola), conhecido como pai da Mineralogia, no século 16, podem ser considerados como o início desse ramo da geologia.

Somente na primeira metade do século 20 é que a geoquímica ganha destaque como um ramo da geologia, principalmente com os trabalhos de N. L. Bowen, V. M. Goldschmidt e S. S. Goldich.  Bowen era um cientista respeitado e trabalhou no Carnegie Geophysical Laboratory, em Washington, D. C. (1910-1930).  Apesar do nome, boa parte dos trabalhos realizados no laboratório tratava da geoquímica de altas temperaturas.  Bowen realizou o primeiro experimento sistemático de laboratório sobre a cristalização das rochas ígneas e desenvolveu importantes diagramas de fase geológica.  Goldschmidt é lembrado como o pai da Geoquímica Quantitativa.  Ele publicou o primeiro estudo geoquímico dos elementos e o primeiro livro-texto abrangente de geoquímica quantitativa (1920-1945). Goldich (1930-1940) publicou numerosos artigos sobre a geoquímica das reações de intemperismo e estudos sobre equilíbrio mineral em baixa temperatura.

Na segunda metade do século 20 importantes trabalhos de diversos cientistas alargaram o campo da geoquímica, valendo citar, entre os principais: H. L. Barnes - Geoquímica dos Depósitos Hidrotermais; H. C. Helgeson - Geoquímica das Soluções Aquosas de Baixa Temperatura; H. D. Holland -- Geoquímica da Água do Mar; F. D. Bloss - Cristaloquímica; Konrad Krauskopf - Termodinâmica Geoquímica; Brian Mason -- Cristaloquímica; e R. M. Garrels e C. Christ – Geoquímica das Soluções Aquosas.

Fonte: CBPM.

Equipe  BGQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário