segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Dicas para a elaboração de resumo

Ainda tem dúvidas de como elaborar um resumo? Anote essas dicas:

O resumo é um produto do estudo e da leitura que visa transmitir as ideias fundamentais de um documento. Para isso, um resumo deve ser: conciso, elaborado em um parágrafo único e ser escrito em voz ativa e na 3ª pessoa do singular.

Para facilitar a elaboração de um resumo, uma estratégia deve ser traçada antes de iniciar a leitura e nós da BGQ sugerimos que você siga as seguintes etapas:

1. Ler e reler o texto;
2. Buscar os conceitos mais importantes importantes e fundamentais do texto;
3. Organizar as ideias principais;
4. Escrever o texto com suas palavras.

Você sabia que existem três tipos de resumo e que cada um tem um objetivo próprio? Para saber qual escolher, é importante saber como elaborá-lo e quais informações deverão ser adicionadas.

Resumo crítico: é redigido por especialistas de determinado assunto e apresenta uma análise crítica do documento, por este motivo não apresenta um limite de palavras. Também é conhecido como resenha. Resumo indicativo: foca nos pontos principais do documento e por não apresentar dados qualitativos ou quantitativos, a consulta ao original faz-se necessária. Resumo informativo: traz detalhes do documento, tal como finalidades, metodologia, resultados e conclusões. Desta forma, pode dispensar a consulta ao original.

De modo geral, logo abaixo do resumo deve-se apresentar as palavras-chave, separadas entre si por ponto, como mostra o exemplo: Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra.

Deve-se evitar no resumo: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, e também equações, fórmulas entre outros (se for imprescindível, fazer a definição na primeira vez que aparecer).

Por fim, a extensão dos resumos devem ter:

a) 150 a 500 palavras - para trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnicos; b) 100 a 250 palavras - para artigos de periódicos; c) 50 a 100 palavras - para os de indicação breve.


Para mais detalhes sobre elaboração de Resumos, consulte a Norma da ABNT - NBR 6028:2003. Pelo catálogo UFF você tem acesso a norma completa.
Lembre-se, às vezes, os periódicos apresentam algumas particularidades, então para esse tipo de publicação fique atento as orientações das revistas também. Fonte: Guia do Estudante Abril e ABNT NBR 6028:2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário