segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Dicas de ABNT - Elementos que compõem um trabalho acadêmico

Hoje vamos falar um pouco sobre a composição de um trabalho acadêmico. O que é obrigatório e o que é opcional?



Seguindo as Normas da ABNT 14.724, a estrutura de trabalhos acadêmicos compreende em parte externa e parte interna. A parte externa abrange a CAPA (obrigatório) e a LOMBADA (opcional). Já a parte interna se divide em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais:

Elementos pré-textuais - ajudam na identificação e utilização do TCC;

Elementos textuais - "texto composto por uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; e uma parte conclusiva." (ABNT, 2011);

Elementos pós-textuais - contém elementos relacionados ao texto que, para torná-lo menos denso e não prejudicar o conteúdo, se apresentam após a parte textual. Exemplo: Referências, Anexos e outros.

Dúvidas? Fale com a biblioteca por bgq.sdc@id.uff.br ou deixe-nos um comentário.

Fontes:

ABNT. Associação Brasileira de Normas e Técnicas. NBR 14.724. Informação e documentação, trabalhos acadêmicos, apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

APRESENTAÇÃO de trabalhos monográficos de conclusão de curso. 10. ed. rev. e atualizada por Estela dosSantos Abreu e José Carlos Abreu Teixeira. Niterói: EdUFF, 2012.

ESTRUTURA do trabalho. 2016. Disponível em: https://normas-abnt.espm.br/index.php?title=Estrutura_do_trabalho. Acesso em: 08 ago. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário