sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Técnica Pomodoro

 

Fonte: Instagram (@coisasdetdah)

Você tem problemas para se concentrar por muito tempo em uma mesma atividade? Com tantas coisas acontecendo, notícias sendo geradas a cada segundo, muita coisa interessante acontecendo nas redes sociais ou até devido a carga densa de algumas informações, muitas vezes o foco pode se perder. 


Esse problema não é tão atual assim. No final de década de 1980, um italiano chamado Francesco Cirillo desenvolveu uma técnica de gerenciamento de tempo, baseado na ideia de que pausas frequentes podem ajudar a aumentar a agilidade mental. Assim surgiu o método Pomodoro (tomate), cujo nome é uma referência ao popular cronômetro gastronômico que possui o formato do fruto.


Para o método, o principal item é, como já esperado, um cronômetro. Ele pode ser físico, como os cronômetros gastronômicos, ou digitais como os contidos nos telefones celulares ou este, que é um cronômetro para o navegador do seu computador.


Fonte: Google Imagens

O Pomodoro é um processo bastante simples: Primeiro, é necessário que uma tarefa seja escolhida para ser trabalhada, depois de tudo organizado, deve-se programar o cronômetro para o tempo de 25 minutos, que será o tempo de foco na atividade escolhida, e dentro disso, todas as coisas externas dever ser ignoradas (claro, dentro da realidade e viabilidade de cada um). É recomendado que qualquer motivo de distração que precise ser lembrado depois, seja anotado, assim nenhuma tarefa é esquecida.


Após o toque do alarme, o mesmo deve ser mais uma vez programado, agora para o que chamamos de intervalo curto (normalmente utiliza-se 5 minutos), e nesse tempo, a pessoa pode fazer o que quiser, checar as notificações do telefone, alongar-se, beber água ou passar um café. Passado o intervalo curto, o cronômetro deve ser mais uma vez programado para os 25 minutos.


Cada ciclo desse (25 minutos + intervalo curto), contabiliza um Pomodoro, e deve ser repetido 4 vezes, alcançando assim o intervalo longo, que normalmente tem duração de 30 minutos. Ao fim, pode-se repetir novamente o processo do início: 4 pomodoros e uma pausa longa.


Com essa técnica, a pessoa ficará focada por, pelo menos, 1 hora e 40 minutos. Esse método é, inclusive, bastante indicado para pessoas que sofrem de Ansiedades ou por aqueles com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).


E então, pretende experimentar essa técnica e ver o seu foco melhorar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário