quarta-feira, 10 de julho de 2013

UFF e Prefeitura de Niterói inauguram primeiro ponto de acesso público de 'wi-fi' da cidade

Parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói, o projeto que integra o Programa Niterói Digital irá inaugurar nesta quarta-feira, em 10 de julho, às 15h30, na Praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos, o primeiro ponto de acesso público de internet sem fio ("wi-fi"). Qualquer pessoa portando um dispositivo móvel com tecnologia "wi-fi" (tablets, celulares, laptops) poderá acessar a internet gratuitamente nos arredores da praça. 
 
Os alunos da UFF já foram cadastrados com um login e usarão a senha do sistema de identificação única da universidade (Iduff) para acesso. Os demais usuários deverão se cadastrar para receberem a senha por SMS. Nesta primeira fase, os pontos de acesso serão implantados também em outras duas praças, a Nilo Peçanha, em frente ao Campus da Praia Vermelha, e a praça Getúlio Vargas, em frente à Reitoria da UFF. 
 
A intenção, em longo prazo, é oferecer 125 pontos de acesso gratuito sem fio de internet e tornar Niterói uma cidade inteligente. Está prevista a criação de uma rede cooperativa que interligará as residências dos moradores de Niterói e o sensoriamento da cidade, a fim de melhorar a qualidade de vida e a segurança dos moradores. O planejamento inclui a idealização de serviços como telecentros, centros de edição de vídeo e uma oficina de reaproveitamento de computadores.
 
Na cerimônia de inauguração deverão estar presentes o prefeito Rodrigo Neves, o vice-prefeito Axel Grael, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o reitor da UFF, Roberto Salles, e o vice-reitor, Sidney Mello. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário