sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Desmatamento na Amazônia cai 19%, calcula Inpe

Dados comparam período de agosto a janeiro dos últimos dois anos. Estado que registrou maior área devastada foi o Mato Grosso.

O Ministério do Meio Ambiente informou nesta sexta-feira (21) que o desmatamento na Amazônia Legal caiu 19% no período de agosto de 2013 a janeiro de 2014 em comparação a agosto de 2012 e janeiro de 2013.

No total, foram desmatados nos últimos seis meses 1.162,5 km². Em agosto de 2012 a janeiro de 2013 foram 1.427 km². A Amazônia Legal compreende todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão.

Os dados divulgados são do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), instrumento que captura informações via satélite. O governo adota o recorte de agosto a janeiro porque nos meses de junho e julho, mais chuvosos, a incidência de nuvens sobre a região pode afetar os resultados.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, as informações do Deter ainda precisam ser confirmadas pela fiscalização em terra.

Os dados do Deter, de acordo com o ministério, servem para gerar alerta sobre as áreas devastadas.

No entanto, o índice oficial de desmatamento do governo federal é fornecido pelo sistema de Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes).

Em novembro passado, esse sistema apontou perda de 5.843 km² de floresta entre agosto de 2012 e julho de 2013, aumento de 28% em relação ao período anterior. O tamanho é equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo.

Apesar de ter crescido, a taxa de 2013 é a segunda mais baixa da história. O recorde foi em 2012, quando a Amazônia Legal registrou desmatamento de 4.571 km².

Dados por estado
 
Pelos números do Deter, o estado que registrou maior área devastada foi o Mato Grosso, onde foram desmatados 375 km² entre agosto do ano passado e janeiro deste ano.

No Pará foram desmatados 294 km². Rondônia registrou desmatamento de 175 km² e, no Amazonas, a área de floresta devastada foi de 162km².

Os dados do Inpe mostram ainda que em quatro dos nove estados da Amazônia houve redução na área desmatada no período analisado: Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão.

Para a ministra Izabella Teixeira, não há preocupação do governo federal com “estado A, B ou C”. Segundo ela, o governo se preocupa com o processos criminosos relacionados ao desmate ilegal. “Há estados que tradicionalmente são responsáveis pelos aumentos no desmatamento e que vêm reduzindo os números ao longo do tempo", disse.

"Então, nós estamos colocando todas as tecnologias em campo e esperamos que isso se traduza na redução do desmatamento. Agora, eu não faço prognóstico, o que a gente faz é trabalhar duro para acabar com o desmatamento", completou a ministra.

Ainda de acordo com o ministério, foram registrados entre agosto de 2013 e janeiro de 2014 1.540 autos de infração. As autoridades recolheram R$ 550 milhões em multas de crimes ambientais e 41 mil hectares de áreas verdes foram embargados.

Recortes de desmatamento feitos para uso na agricultura perto de Santarém (PA) (Foto: Nacho Doce/Reuters)

Fonte: G1 Brasilia em 21/02/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário