segunda-feira, 10 de março de 2014

Amazônia: cartografia da informação

Instituto Ciência Hoje sela parceria com InfoAmazônia – plataforma de mapeamento de dados sobre a maior floresta equatorial do planeta.

Tendência no jornalismo digital, a visualização de dados e mapas é um dos atrativos do InfoAmazônia, novo parceiro do Instituto Ciência Hoje. (imagem: InfoAmazônia)

Esqueça aquelas ferramentas fajutas para visualização on-line de mapas. Se você quer informações confiáveis e atuais sobre a região amazônica, a melhor pedida é o InfoAmazônia – uma interessante plataforma de mapeamento de dados sobre a maior floresta equatorial do planeta.

O InfoAmazônia é mais que apenas um mapa on-line. São vários mapeamentos sobrepostos em camadas temáticas – em uma cartografia assaz refinada, o sistema oferece ao internauta uma experiência de navegação tão enriquecedora quanto aprazível.

Desmatamento, mineração, empreendimentos hidrelétricos, terras indígenas e diversas outras tensões sociais e ambientais. Dados sobre os infindáveis temas concernentes à Amazônia – e textos jornalísticos de qualidade sobre o assunto – estão disponíveis gratuitamente ao explorador digital ávido em perscrutar as belezas, os desafios e as contradições de um dos mais delicados ecossistemas da Terra.

A página já está no ar há algum tempo. Foi lançada em 2012, durante a Rio+20. Eis que trazemos uma novidade, que anunciamos com entusiasmo: foi selada uma promissora parceria entre o InfoAmazônia e o Instituto Ciência Hoje.

A partir de agora, o conteúdo jornalístico do ICH – reportagens, matérias, artigos e posts – sobre temáticas amazônicas será georreferenciado e estará disponível no sistema de visualização de mapas do InfoAmazônia.

Para acessar o conteúdo do ICH no InfoAmazônia, basta clicar sobre o botão ‘escolha o editor’ e selecionar ‘Ciência Hoje’. (imagem: InfoAmazônia)

Além do ICH, diversas organizações nacionais e internacionais de peso especializadas no tema já fazem parte da plataforma. Mongabay, Actualidad Ambiental, Global Voices, Finding Species e O Eco são alguns exemplos.

Você, leitor, também pode contribuir. Caso queira compartilhar informações sobre a Amazônia, o sistema tem uma seção especial de natureza colaborativa. Qualquer um pode submeter textos, links e informações diversas para enriquecer a gama de conteúdos do site.

Tendência

O InfoAmazônia vem na onda de uma interessante tendência do jornalismo digital. É o que o mundo anglófono chama de geojournalism e datajournalism – que, em uma tradução livre, pode ser entendido como ‘geojornalismo’ e ‘jornalismo de dados’.

A ideia é transmitir informações por meio de métodos não ortodoxos de visualização. Em vez de um simples texto, por que não usarmos um atraente mapa ou um esclarecedor gráfico interativo? Com o perdão do clichê, uma imagem vale mais do que mil palavras. E, a todo instante, novas ferramentas de visualização pintam pela internet – o bom jornalismo não deve se acanhar em usá-las.

Essa tendência ainda é novidade para muitos aqui no Brasil. Mas ganha força – e a parceria entre o InfoAmazônia e o ICH enriquece a caminhada evolutiva do jornalismo científico na era digital.

Fonte: Ciência Hoje On-line - Henrique Kugler em 27/02/2014.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário