quinta-feira, 12 de junho de 2014

Agência Nacional de Águas oferece até 1000 vagas em cursos gratuitos a distância

Estão abertas as inscrições para 11 cursos gratuitos a distância realizados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Todos eles são autoinstrucionais. Portanto, cada aluno estuda os conteúdos e realiza as atividades sem a necessidade de um tutor. As inscrições poderão ser realizadas através do site de Cursos a Distância da ANA: http://eadana.hospedagemdesites.ws/. Os primeiros mil inscritos estarão matriculados e os alunos poderão iniciar as atividades 24 horas após as inscrições.

Todos os 11 cursos estarão disponíveis em 10 de junho e terminarão em 20 de julho. Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração das capacitações pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada aluno. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre os módulos e o material está disponível em formato PDF.

Com quatro horas de duração, o curso Sala de Situação: Fique por Dentro é aberto a todos que se interessem em entender a importância da Sala de Situação da ANA na prevenção de desastres naturais. Para educadores ambientais e demais interessados, há o curso Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas.

Cinco cursos possuem 20 horas de carga. São eles: Água na Medida Certa; Lei das Águas; Comitê de Bacia: o que É e o que Faz; Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos; e Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter. O Água na Medida Certa busca ensinar conceitos e estimular reflexões sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade do recurso no planeta. Já o curso Lei das Águas tem o objetivo de ensinar sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos relacionados à gestão e o uso sustentável das águas.

Dois cursos têm como foco membros de comitês de bacias, agentes gestores de recursos hídricos – Comitê de Bacia: o que É e o que Faz e Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos. Enquanto o primeiro ensina conceitos gerais sobre esses colegiados, o segundo aborda o funcionamento e a estrutura dos comitês. A capacitação Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter, representantes de órgãos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e órgãos ambientais ensina a codificação oficial de bacias do Brasil: o Método Otto Pfafstetter.

Os demais quatro cursos são voltados para a sociedade em geral e têm uma carga de 40 horas: Caminho das Águas; Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Cuidando das Águas; e Planejamento, Manejo e Gestão de Recursos Hídricos.

O Caminho das Águas busca promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos. No curso Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios, o objetivo é apresentar conceitos e ferramentas para o monitoramento para atender à Política Nacional de Recursos Hídricos e outras normas afins. No curso Cuidando das Águas, o foco é fazer com que os alunos reflitam sobre sua responsabilidade no uso sustentável da água e sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos.

Temas dos cursos

Água na Medida Certa
Caminho das Águas
Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter
Comitê de Bacia: O que é e o que faz
Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos
Cuidando das Águas
Lei das Águas
Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios
Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias
Reflexões para transformações democráticas na gestão das águas
Sala de Situação: Fique por Dentro

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos. Saiba mais em no Portal da Capacitação da ANA em: http://capacitacao.ana.gov.br/Paginas/default.aspx.

Texto: Raylton Alves - ASCOM/ANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário